Endereço e contatos:

"Seja a mudança que quer ver no mundo"

(Dalai Lama)


Consultório:


- R. Cubatão, 86, conj. 1407, Paraíso, São Paulo

Fone: 11 23897016/ 11 43016874


e-mail: baarossini@gmail.com


Por que temos que comer de três em três horas?

Pensar em alimentação saudável e perda de peso hoje em dia tem inúmeras receitas. Seja a dieta da lua, dos pontos ou das proteínas, todas têm um item em comum: comer de três em três horas. A frase é repetida inúmeras vezes pelas nutricionistas, revistas de saúde e por adeptos da alimentação saudável. Mas, afinal, por que precisamos nos alimentar de três em três horas?
Ao fazer uma refeição, nosso corpo começa imediatamente o processo de quebra do alimento e absorção dos nutrientes, é o que chamamos de digestão. Nas primeiras duas horas, há um aumento do nível de glicose presente em nosso sangue, a principal fonte de energia para o funcionamento do nosso organismo. Depois desse período, esse índice começa a cair. Se não nos alimentamos, nosso corpo começa a manifestar os sinais de hipoglicemia (queda da concentração de glicose no sangue): diminuição da concentração, fraqueza, sonolência e até tontura e tremores. Portanto, além de ser importante para manter o nível de glicose equilibrado, a alimentação em frações nos ajuda a evitar aquela sonolência no período do trabalho e facilita a concentração e atenção para realizar as atividades.
Comer de forma fragmentada também é uma forma de equilibrar as refeições e evitar aqueles pratos exagerados, com muito mais comida do que realmente precisamos para saciar nossa fome. “Fracionando a alimentação temos uma melhor divisão das refeições, evitando o excesso de fome e a compensação nas refeições seguintes. Além disso, evitamos a sonolência que vem ao comermos mais do que o necessário, porque o corpo precisa de mais energia para fazer a digestão”, explica a nutricionista Carla Muroya.
Quando ficamos muito tempo em jejum e em seguida ingerimos uma grande quantidade de alimentos, o estômago precisa produzir rapidamente um alto volume de ácido clorídrico, um dos principais agentes do processo de digestão. O aumento muito rápido desse ácido causa danos na mucosa do estômago, provocando a sensação de queimação e azia.
Além disso, comer de três em três horas contribui para a perda e manutenção do peso corporal de forma saudável. Quando ficamos longos períodos sem nos alimentar e, consequentemente, sem fornecer glicose para o organismo trabalhar, o corpo busca outra fonte de energia. A perda de peso ocorre, mas não por perda de gordura, e sim de massa muscular.

Mas, o que comer?

Para balancear a alimentação e manter o nível de glicose sempre equilibrado, o ideal é fazer de cinco a seis refeições, sendo três principais (café da manhã, almoço e jantar), e lanches leves entre esses períodos. “É importante lembrar que o intervalo entre o café da manhã e o almoço não é outro café da manhã”, alerta Carla. Na hora do intervalo, dê preferência para frutas, sucos – de preferência natural -, água de coco, barra de cereais, bolachas de água e sal e torradas. Os alimentos integrais devem ser priorizados, pois estimulam a saciedade e evitam que a fome apareça rapidamente. “É importante se atentar também ao tamanho da porção e lembrar que mesmo sendo mais saudáveis esses alimentos também têm calorias”, ressalta a nutricionista.
Outras dicas que facilitam a digestão e absorção dos nutrientes e nos faz comer de forma mais equilibrada é mastigar bem, comer devagar, descansar os talheres durante a refeição, não comer enquanto faz outras atividades e ingerir, no mínimo, 2 litros de líquido por dia.
Fonte: Site do Hospital Albert Einsten

Curriculo

-Link para o currículo lattes:

http://lattes.cnpq.br/2885866749358140

Estamos preparados para ajuda-los em doenças como:

- Rinites e sinusites

- Obstruçao nasal e desvio de septo


- Ronco e apnéia do sono

-Amigdalites

- Doença do refluxo gastro-esofágico

- Rouquidão

- Labirintite e tonturas

- Zumbido

- Surdez

- Otites

- Orelha de abano


Orientações para o tratamento de Doença do Refluxo Gastro Esofágico:

1. Evitar refeições copiosas, isto é, fracionar a alimentação, comendo pouco várias vezes ao dia.

2. Evitar deitar logo após a refeição, esperar cerca de 1 hora.

3. Evitar o consumo de alimentos muito condimentados e gordurosos.

4. Diminuir consumo de café, chá preto, refrigerante, doces e chocolate.

5. Evitar usar roupas apertadas.

6. Perder peso.

7. Realizar exercício físico regular (caminhadas hidroginástica ou natação 1hora pelo menos três vezes por semana).

8. Caso os sintomas piorem, procurar serviço mé